Fonte: Pixabay.com
Olá estudantes de pedagogia,
Sejam bem vindos a este espaço virtual, um Blog! Este ambiente servirá para ampliarmos o espaço da sala de aula. Serão postados vídeos, indicações de sites e material para leitura para apoio aos estudos, além de atividades pertinentes à Estatística. Vamos aproveitar nossos estudos e aprendermos, juntos, como a Estatística pode nos ajudar nesse processo formativo profissional, além de colaborar em outras situações das nossas vidas. Com os conhecimentos dessa matéria podemos tomar decisões que possam contribuir na qualidade das nossas vidas em geral.
Fico à disposição para sanar dúvida e atender solicitações. Sugestões, comentários ou outras contribuições poderão ser feito por aqui ou pelo o e-mail: profdanielmoreira@gmail.com.
Bons estudos!
Abraços,
Daniel Moreira
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM COM
INSTRUMENTOS APLICADOS:
Será considerado aprovado o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) na somatória de dois instrumentos avaliativos, a saber:
1) AV1 (valor 10,0): Nota composta da média dos instrumentos avaliativos escolhidos pelo docente.
- Instrumentos Avaliativos do docente: 5 propostas avaliativas, todas valendo de 0 a 10 pontos. Dentre essas propostas, no mínimo uma será individual e sem consulta aos materiais didáticos ou outros recursos. A nota final será a média simples entre as atividades avaliadas.
1 Atividade Interpretação de texto.
1 Atividade de Leitura (resenha crítica)
1 Atividade vivência docente
1 Atividade audiovisual
1 Atividade individual sem consulta (1 questão discursiva e 4 questões objetivas).
2) AV2 (valor 10,0): Nota composta pela a Avalição Regimental com a nota da Avaliação
Integrada:
- Prova única, valendo até 8 pontos, para os alunos do 2º e 3º semestres.
- Prova - Avaliação Integrada: 2 pontos.
- Prova única,
valendo até 8 pontos, para os alunos do 2º e 3º semestres.
- Avaliação Integrada: 2 pontos.
EMENTA DE ESTATÍSTICA: https://drive.google.com/file/d/1tkYValiY-ba9gsmbt8EhrzWZchucHMMr/view?usp=sharing
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LISTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE)
clique no link
https://drive.google.com/open?id=1bNyKe49ELTwgitoYZLFE6pTowDiqJF3P
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEITURA
Orientações Didáticas do Currículo da Cidade: Matemática. Vol. 2.
Páginas (107-133): unidade temática - (Eixo) Probabilidade e Estatística
clique no link
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/45066.pdf
___________________________________________________________________
ESTUDO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
https://drive.google.com/open?id=1iIYAY9YhL5ADuii5NaUvbPpI2ngmCBXf
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESTUDO DE ESTATÍSTICA PELO CENSO ESCOLAR
CLIQUE NO LINK ABAIXO
ESTATÍSTICA - CENSO ESCOLAR
CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2016 Notas Estatísticas
(CLIQUE NO LINK)http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE DO FICHAMENTO:
Realizar
o fichamento do livro “IMENES, L. M.; JAKUBOVIC, J.; LELLIS, M. C. Estatística (Pra que Serve Matemática).
São Paulo: Atual, 2009.”
CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://drive.google.com/open?id=13FpvMi6yCOb6OOsfuP8z0mdG8lhmfult
Material de Apoio para o Ensino de Estatística nos Anos Iniciais.
ESTATÍSTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
clique no link abaixo:http://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdf
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Educação Financeira
Curso Gratuito
Cadastro: https://gyncursos.com.br/cadastro/
Acesso ao Curso: https://gyncursos.com.br/curso/curso-de-educacao-financeira-e-gestao-de-financas-pessoais/sonhos-e-projetos/
LISTA DE PROBLEMAS: PORCENTAGEM, ACRÉSCIMO E DECRÉSCIMO.
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR A LISTA
https://drive.google.com/open?id=10msHcYZfx2bKsHgCO2sIOB-c2vRo8sZ-
Gabarito Resolução:
https://drive.google.com/file/d/1uXrq8sBRz55ae7g-byLeLHYwbQFluq0o/view?usp=sharing
TEXTO DE LEITURA COMPLEMENTAR
UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Clique no link
https://eventos.unipampa.edu.br/eremat/files/2014/12/CC_CECCO_029.280.810-03.pdf
YouTube: Educação
Financeira é tema do Educação no Ar
Publicado em 7 de dez de 2017
- MEC disponibiliza material gratuito de Educação Financeira para baixar
Clique no link
https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/noticias/mec-disponibiliza-material-gratuito-de-educacao-financeira-para-baixar/
- Por quê? Economês em bom português
Clique no link
http://porque.uol.com.br/
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LISTA DE PROBLEMAS: MATEMÁTICA FINANCEIRA
Clique no link abaixo:
https://drive.google.com/open?id=1f9_TOzopIxrnbFbW0bIAxXuokfSK6EBw
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade sobre letramento: Noticiário e Perguntas
Clique no link
https://drive.google.com/open?id=1_Bbe9RN0mBeXPzTyJgqRY8KVRX6OXXjVMapa conceitual de Letramento Estatístico
Clique no link abaixo
https://drive.google.com/open?id=1dXgDGV2YWljW-lfsjVhfnRkp0y3NixqA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------MATERIAL DE ESTUDO E LEITURA
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - MATEMÁTICA (PCN)
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM - BNCC
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
http://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Software para criar Mapa Conceitual (clique no link a seguir)
http://cmap.ihmc.us/
MOREIRA, Marco Antonio. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Instituto de Física - UFRGS. Adaptado e atualizado, em 1997, de um trabalho com o mesmo título publicado em O ENSINO, Revista Galáico Portuguesa de Sócio-Pedagogia e Sócio-Linguística, Pontevedra/Galícia/Espanha e Braga/Portugal, N° 23 a 28: 87-95, 1988. Publicado também em Cadernos do Aplicação, 11(2): 143-156, 1998. Revisado e publicado em espanhol, em 2005, na Revista Chilena de Educação Científica, 4(2): 38-44. Revisado novamente em 2012.
Disponível em <https://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf> Acessado em 10 ago. 2017.
Para criar o mapa conceitual ou mental, também é possível utilizar algum programa online e encaminhar por e-mail.
sugestão de sites para criar o mapa conceitual ou mental
http://ikaro.net.br/2009/02/ mapas-conceituais.html
------------------------------------------------------------------------------------------------------Mapa conceitual no word
https://www.youtube.com/watch?v=uNTmzkQ5HTo
Texto de apoio:
ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
https://s3.amazonaws.com/pgsskroton-dissertacoes/444f6ceffee7e19117bdb15da05a0649.pdf
MÉTODOS ESTATÍSTICOS
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/277/M%C3%A9todos%20estat%C3%ADsticos.pdf?sequence=1
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
29 - Os gráficos estão na vida - Matemática - Ens. Médio - Telecurso
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=kccJSs2fSe0
----------------------------------------------------------------------------------------------------
CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2016 - Notas Estatísticas
Brasília-DF | Fevereiro de 2017
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf
Brasília-DF | Fevereiro de 2017
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
27 - Quantos por cento? - Matemática - Ens. Fund. - Telecurso
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=VZjxea7lsvo&t=86s
76 - Aumentos e descontos sucessivos - Matemática - Ens. Fund. - Telecurso
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=so3j3w4rh6A&t=72s
37 - A Matemática e o dinheiro - Matemática - Ens. Médio - Telecurso
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Z380Z6rqkUY
IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
http://portal.inep.gov.br/ideb
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
ANÁLISE ESTATÍSTICO EDUCACIONAL
BOLETIM
DA ESCOLA - IDESP: PARA SABER A META DA ESCOLA
RELATÓRIO
SARESP
http://saresp.fde.sp.gov.br/2016/ConsultaRedeEstadual.aspx?opc=1
Variância e Desvio padrão Cálculo no Excel
https://www.youtube.com/watch?v=GOSOTjZRmzw
FÓRMULA DA VARIÂNCIA
=VAR(dentro dos parênteses, seleciona a faixa, que são os números do idesp, neste caso).
Não esquecer de colocar depois "=VAR" os parênteses, então fica: =VAR(...;...)
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=YTmXciIqGgQ
HISTÓRIA:
=VAR(dentro dos parênteses, seleciona a faixa, que são os números do idesp, neste caso).
Não esquecer de colocar depois "=VAR" os parênteses, então fica: =VAR(...;...)
48 - O princípio multiplicativo - Matemática - Ens. Médio - Telecurso
49 - As permutações - Matemática - Ens. Médio - Telecurso
HISTÓRIA:
ESTATÍSTICA
Clique no link abaixo
PROBABILIDADE
Clique no link abaixo
http://www.rbhm.org.br/issues/RBHM%20-%20vol.8,%20no16,%20outubro%20(2008)/3%20-%20Viali%20-%20final.pdf
INFOGRÁFICO
Clique no link abaixo
https://drive.google.com/open?id=1kMOZ7Yn21rapLrNm3dWEK0NeGvm5x19L
INFOGRÁFICO
Clique no link abaixo
https://drive.google.com/open?id=1kMOZ7Yn21rapLrNm3dWEK0NeGvm5x19L
Nenhum comentário:
Postar um comentário