fonte:pixabay.com
Olá estudantes de pedagogia,
Sejam bem vindos a este espaço virtual, um Blog! Este ambiente servirá para ampliarmos o espaço da sala de aula. Serão postados vídeos, indicações de sites e material para leitura para apoio aos estudos, além de atividades pertinentes à disciplina de FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA (F.T.M.E.M). Vamos aproveitar nossos estudos e aprendermos, juntos, como os F.T.M.E.M podem nos ajudar nesse processo formativo profissional, além de colaborar em outras situações das nossas vidas. Com os conhecimentos dessa matéria podemos tomar decisões que possam contribuir na qualidade do processo de ensino e da aprendizagem
Fico à disposição para sanar dúvida e atender solicitações. Sugestões, comentários ou outras contribuições poderão ser feito por aqui ou pelo o e-mail: profdanielmoreira@gmail.com.
Bons estudos!
Abraços,
Profº Daniel Moreira
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Será considerado aprovado o aluno que obtiver média
aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) na somatória de dois instrumentos
avaliativos, a saber:
- AV1 (valor 10,0): Nota composta da média dos instrumentos avaliativos escolhidos pelo docente.
- Instrumentos Avaliativos do docente:
5 propostas avaliativas, todas valendo de 0 a 10 pontos. Dentre essas propostas,
no mínimo uma será individual e sem consulta aos materiais didáticos ou outros
recursos. A nota final será média simples entre as atividades propostas
avaliativas.
- AV2 (valor 10,0): Nota composta da média dos instrumentos avaliativos escolhidos pelo docente somado com a nota da Avaliação Integrada
- Prova única,
valendo até 7 pontos, para os alunos do 4º e 5º semestres.
- Avaliação Integrada: 3 pontos.
Obs: A nota final será a média simples entre as
duas notas finais {(AV1 + AV2)/2}.
-----------------------------------------------------------------------------
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MATERIAL DE LEITURA E ATIVIDADE: LETRAMENTO MATEMÁTICO
Brasil cai em ranking mundial de educação em ciências, leitura e matemática
Clique no link para acessar o arquivo.
Texto original
Brasil cai em ranking mundial de educação em ciências, leitura e matemática
Por Ana Carolina Moreno, G1
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Educação Matemática e Educação Infantil: esclarecendo alguns equívocos seculares, de Paulo Meireles Barguil.
Clique no link
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESTUDO DE GEOMETRIA
Clique no link
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TEXTO:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: esclarecendo alguns equívocos seculares.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESTUDO DOS NÚMEROS
MATERIAL DE ESTUDO DOS NÚMEROS
Clique no link
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
UNIDADES TEMÁTICAS
Orientações Didáticas do Currículo da Cidade - SP.
Matemática - Volume 1.
- Números
- Álgebra
Clique no link
Orientações Didáticas do Currículo da Cidade - SP.
Matemática - Volume 2.
- Grandezas e Medidas
- Geometria
- Probabilidade e Estatística
Clique no link
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS
O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E JOGOS NO ENSINO DE
MATEMÁTICA
Clique no link
COLETÂNEA DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS
Clique no link
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resenha-Vídeo
Como elaborar uma Resenha
COMO ESCREVER UMA RESENHA CRÍTICA
Clique no
link
9 Dicas para Gravar Vídeos para o YouTube
7 Dicas para Gravar Vídeos com Celular
Clique no link
Como Postar Vídeo no YouTube Pelo Celular
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=i2g1y9Wn5Z8
Texto:
As teorias de aprendizagem e suas implicações no ensino de Matemática, de Clélia Maria Ignatius Nogueira.
Disponível em (clique no link) <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/141/2708> Acesso em 13 mar. 2018.
----
IMPLICAÇÕES DAS TEORIAS BEHAVIORISTAS E COGNITIVISTAS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, de Anderson Oramísio Santos e Kelma Gomes Mendonça Ghelli.
Disponível em (clique no link) <https://www.uniube.br/eventos/epeduc/2015/completos/72.pdf> Acesso em 13 mar. 2018.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Didática da Matemática
TEXTO A: Leitura de Cap. I: Introdução: conceitos da didática Matemática. In: Didática da Matemática: Uma análise de influência francesa, de Luiz Carlos Pais. 3º ed. Autêntica editora, 2015
Ações Didáticas à partir do erro.
TEXTO B: A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM À PARTIR DO ERRO
Clique no link
O mesmo Texto acima, porém em arquivo PDF < https://drive.google.com/open?id=1B_QSirlszI-CKJhkt1O2E4ePcNGjBYwk>
TEXTO C: Didática da Matemática francesa: implicações na formação em exercício de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Semana 4
Texto Leitura: Metodologias para o Ensino de Matemática
ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
VISANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Clique no link
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (páginas de 6 a 20)
Clique no link
Modelo de Pólya – Passos para resolver um problema…
Clique no link
http://kids.pplware.sapo.pt/escola/modelo-de-polya-passos-para-resolver-um-problema/ Acesso em 08 mar. 2018.
INFOGRÁFICO
Clique no link abaixo
Para saber mais sobre infográficos:
- INFOGRÁFICOS POR INFOGRÁFICOS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA, de CAIO ROSSATTO DE ARAÚJO. Disponível em:
Clique no link
http://www.foa.org.br/Images/Uploads/Agentes/CAIO%20ROSSATTO%20DE%20ARA%C3%9AJO%20TCC%201-20140918181314.pdf
- Criação de Objetos de Aprendizagem baseados em infográficos
Clique no link
https://www.researchgate.net/publication/267987985_Criacao_de_Objetos_de_Aprendizagem_baseados_em_infograficos
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - MATEMÁTICA (PCN)
Clique no link para acessar o arquivo
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MAPA CONCEITUAL
Software para criar Mapa Conceitual (clique no link a seguir)
MOREIRA, Marco Antonio. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Instituto de Física - UFRGS. Adaptado e atualizado, em 1997, de um trabalho com o mesmo título publicado em O ENSINO, Revista Galáico Portuguesa de Sócio-Pedagogia e Sócio-Linguística, Pontevedra/Galícia/Espanha e Braga/Portugal, N° 23 a 28: 87-95, 1988. Publicado também em Cadernos do Aplicação, 11(2): 143-156, 1998. Revisado e publicado em espanhol, em 2005, na Revista Chilena de Educação Científica, 4(2): 38-44. Revisado novamente em 2012.
Disponível em <https://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf> Acessado em 10 ago. 2017.
Para criar o mapa conceitual ou mental, também é possível utilizar algum programa online e encaminhar por e-mail.
sugestão de sites para criar o mapa conceitual ou mental
fonte: https://www.youtube.com/watch?v=uNTmzkQ5HTo
------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário